Imaginação em papel - Desenho e pintura

Calendário: 01 set a 05 set

Horário: 14:30h às 16:30h

Valor: 80 €

Docentes: Prof. Rute Pereira

Durante cinco dias de muita criatividade, as crianças irão embarcar numa viagem artística onde tudo é possível: paisagens fora deste planeta, mundos virados do avesso, encontros com grandes mestres da pintura e uma criação coletiva muito especial! Este curso de expressão artística é pensado para estimular a imaginação, o gosto pela arte e a confiança criativa de cada criança, num ambiente lúdico e acolhedor.

Serão exploradas quatro grandes temáticas: Paisagens Imaginárias, Mundo Absurdo, Pequenos Mestres e um Cadáver Esquisito final. Usando materiais diversificados como pastel seco, pastel de óleo, lápis e marcadores, cada criança terá espaço para explorar, inventar e partilhar as suas criações em papel!


Principais temas a abordar:

Sessão 1 - PAISAGENS IMAGINÁRIAS

Pintura e Desenho - De imaginação direta ou através de imagens de paisagens reais criar uma paisagem com regras livres, sobre como a natureza existe. Poderão fazer algo mais realista ou subverter a realidade, diretamente através das cores, de elementos naturais improváveis, estranhos e criativos, de perspetivas distorcidas, etc.

Sessão 2 - MUNDO ABSURDO

De imaginação direta criar um mundo onde as regras são ao contrário ou inventadas por cada criança. Tudo pode ser estranho, engraçado ou misterioso, sem ter um sentido lógico. Podem fazer mais que um desenho na aula, mas cada um tem que iniciar com uma regra específica e escrever a mesma na parte de trás da folha, ainda que depois evolua e surjam novas regras pelo meio. Atividade extra - Mapa Maluco → país inventado com nomes absurdos para rios, cidades, florestas, etc..

Sessão 3 - PEQUENOS MESTRES I

As crianças terão que escolher uma pintura da história da arte, no meio das variadas opções que apresentaremos. A partir da sua escolha terão que fazer uma pintura que se assemelhe à obra original, mas com liberdade para fazer alterações que possam estimular uma interpretação muito imaginativa. O objetivo principal é trazer uma nova vida a pinturas famosas e reinterpretar obras primas como se as crianças fossem os verdadeiros autores - uns mestres em ascensão!

Sessão 4 - PEQUENOS MESTRES II

Desenvolvimento da interpretação em desenho de cada aluno, através da pintura com pastéis. No final, assinarão as pinturas com um nome inventado (o seu nome de artista). Poderão, ainda, dar um título que torne o título original como o ponto de partida (ex. “A Noite Estrelada dos Gatos Mutantes”).

Sessão 5 - UM CADÁVER ESQUISITO

Numa folha de grande escala colocada no chão, a professora inicia dois desenhos simples em duas das extremidades da folha, a partir de ideias dos alunos. De seguida, um par de alunos tem que dar continuidade aos desenhos durante 30 segundos (ainda que fique incompleto) e consecutivamente passar a vez a outro par, até a folha ficar completamente preenchida! Com esta pequena adulteração do conceito original do “cadáver esquisito”, os objetivos prendem-se sobretudo em dois pontos: criar uma atividade e obra coletiva, em que ocorra uma interação direta a nível pessoal e artístico, bem como, estimular uma associação livre de ideias e um desenho fluído.

QUERES SABER MAIS SOBRE O CURSO?